15 programas perfeitos para o domingo em São Paulo

Procurando programas imperdíveis em São Paulo? No blog do Visite São Paulo você encontra o que fazer na cidade, com ideias para passeios, melhores programas culturais, teatros, museus, shows, exposições, diversão para hoje, amanhã e final de semana, para crianças e adultos, pagos ou gratuitos e muito mais. Afinal, São Paulo é Tudo de Bom!

Domingo é conhecido como o dia da preguiça, mas quem mora em São Paulo sabe que é possível encontrar diversos passeios incríveis para aproveitar ao máximo o restinho do final de semana. A dica é aproveitar a calmaria da cidade para explorar lugares que você sempre teve vontade de conhecer ou, quem sabe, fazer aquele programa que só acontece aos domingos.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Curtir a Avenida Paulista, que é fechada para carros

Um dos cartões postais da capital também se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a Avenida Paulista, com seus 2,7 km, a pé. São diversos tipos de programas para fazer por lá: além de curtir os parques, praças, restaurantes e passear nas diversas lojas, é possível andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Em dias especiais e de mais movimento, rola até shows ao vivo e rodas de música.

Fechada para carros: domingos e feriados, das 9h às 19h

Tomar um café da manhã orgânico no Parque da Água Branca

54802_w840h525_1496343167parque-da-agua-brancasao-paulobrasil-12
Foto: Reprodução/Commons Wikimédia via Luiz Coelho

Parque da Água Branca, que tem a entrada de animais proibida, guarda um pedaço do interior cafeeiro de São Paulo em um cantinho incrível da zona oeste da capital. O local guarda refúgios em meio à cidade e nem parece que se encontra na imensa Avenida Matarazzo – lá é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes. Seja para ler um livro, fazer exercícios ao ar livre, meditar, participar de aulas de yoga, fazer um piquenique ou almoço em família nas mesinhas de madeira, a ida ao Parque da Água Branca realmente vale a pena. Aos domingos é realizado um café da manhã orgânico junto com uma feira de produtos orgânicos.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 05h às 20h. Entrada Gratuita.

Explorar a feirinha da Liberdade

54802_w840h525_1496343171liberdade
Foto: Shutterstock

Aos domingos é realizada a tradicional Feirinha da Liberdade, evento em que é possível encontrar de tudo um pouco: desde comidas típicas a bugigangas. Para os mais tradicionais, a pedida é provar os deliciosos Yakissobas. Já para quem quer arriscar, o bolinho de feijão doce costuma fazer sucesso. Além das explosões gastronômicas, é possível encontrar lembranças, itens da cultura japonesa, acessórios e muito mais. Vale a pena a visita!

Ver um jogo de futebol na Vila Madalena

54802_w840h525_1496343173beerfriends

Foto: Shuterstock

Não perde as partidas de futebol que rolam de domingo? A dica é inovar e assistir à programação em outros lugares. A Vila Madalena, um dos bairros mais boêmios de São Paulo, é o ponto perfeito para reunir a galera e ver um jogo mais animado. São muitas opções de bares para todos os gostos e estilos.

Admirar a paisagem no Mirante 9 de Julho

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais do que um monumento histórico reocupado, é também um espaço cultural, cafeteria e restaurante. Durante o dia, o Mirante é aberto como ponto de encontro para trabalho, reuniões e palestras – um co-working que não cobra taxas e não tem frescuras, que disponibiliza internet, mesa, espaço, comida boa e café para quem precisa. Além das tradicionais sextas-feiras com happy hours, o local sempre recebe festas, exibe filmes, arrecada livros e faz eventos bacanas. Para ficar por dentro e se programar, acompanhe o Mirante 9 de Julho nas mídias sociais: @mirante9dejulho Facebook.

Horário de funcionamento: Espaço cultural: de terça a domingo (e feriados), das 10h às 22h | Restaurante O Mercado Efêmero: de terça a domingo (e feriados), das 12h às 22h | Cafeteria Isso é Café: de terça a domingo (e feriados), das 10h às 20h.

Curtir um cinema de rua no Caixa Belas Artes

54802_w840h525_1496343187pipocaingresso
Foto: Shutterstock

Ir ao cinema dos shoppings é bem tradicional para os paulistanos, mas que tal variar um pouco e ir a um cinema de rua? Um dos endereços mais legais é o Caixa Belas Artes, que sempre tem uma programação diferenciada, apresentando filmes que geralmente não estão em cartaz nos cinemas de centros comerciais. Para ver a programação, basta acessar o site deles, que vende ingressos online.

Conhecer as obras da Pinacoteca

54802_w840h525_1496343194pinacoteca
Foto: Shutterstock

Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade – sem contar as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local. Além de ser um passeio obrigatório para todos os paulistanos, a Pinacoteca está localizada em um lugar privilegiado: ao lado da Estação da luz e do incrível Parque da Luz. Para estender o passeio, almoce ou dê uma passadinha na charmosa Cafeteria Flor Café, que possui uma área externa maravilhosa.

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h). Entrada gratuita aos sábados.

Curtir o final de tarde na Praça Por Do Sol

54802_w840h525_1496343524pracapordosol
Foto: Shutterstock

Praça Pôr do Sol, ou Praça Coronel Custódio Fernandes, localizada na região de Pinheiros, é uma ótima opção de passeio para ver a cidade do alto e, de quebra, admirar uma paisagem incrível. Nos finais de semana, ao cair da tarde, o local deixa de ser uma simples praça e torna-se um dos points da cidade para apreciar um belíssimo entardecer, regado de muita música e animação. Jovens e famílias costumam levar cangas ou cadeiras para passar o tempo vendo a paisagem. Além disso, o local costuma sediar batalhas de rap e rodas de música ao vivo. Também oferece wifi gratuito.

Aberta 24 horas todos os dias

Praticar exercícios ao ar livre no Minhocão

54802_w840h525_1496344511elevado
Foto: Shutterstock

O Minhocão é um dos principais lugares para praticar esportes ao ar livre em meio à cidade, seja para uma caminhada sossegada ou até mesmo andar de bicicleta e skate. Tudo isso porque a via fecha para carros diariamente, das 21h às 6h30, e aos domingos e feriados o dia todo. Às vezes são realizadas feiras gastronômicas e não é difícil encontrar vendedores de roupas e comidinhas por lá. Ao todo são 3,5 km de pista livre para usar como quiser.

Fechada para carros: diariamente, das 21h30 às 6h30 | domingos e feriados, 24h

Andar pelos Jardins do Museu do Ipiranga

54802_w840h525_1496344738museu-do-ipiranga

O Museu do Ipiranga é um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo, considerado um passeio obrigatório para todos que desejam conhecer melhor a história da cidade e do Brasil. Acontece que, por motivos de reforma, ele permanecerá fechado até 2020. Porém, é possível se aventurar pela área externa do museu – que por si só já vale a visita. O chamado Parque do Ipiranga guarda inúmeras surpresas em meio à cidade movimentada: seus jardins ornamentados e minuciosamente moldados são um verdadeiro colírio para os olhos. Seja para praticar exercícios ao ar livre, andar de skate ou simplesmente fazer uma deliciosa caminhada, o local é uma ótima pedida.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 05h às 22h. Entrada Gratuita.

Fazer trilhas no Parque do Jaraguá

54802_w840h525_1496344739parque
Foto: Shutterstock

O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá que, com seus 1.350 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos da cidade. Existem muitas opções de trilhas por lá nas mais diversas dificuldades, mas o destaque do local é a Trilha do Pai Zé, que leva ao Pico do Jaraguá. Ela tem cerca de 3,6 km (ida e volta), que são percorridos em torno de 2 horas e meia.

Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 7h às 17h. Entrada gratuita

Apreciar a arte de rua no Beco do Batman

54802_w840h525_1496344782becodobatman
Foto: Shutterstock

Entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, fica localizada uma galeria de grafite a céu aberto, conhecida como Beco do Batman próxima à estação Clínicas do Metrô. Aproveite o passeio para tirar fotos e esticar em um dos bares da região.

Aprender sobre esporte no Museu do Futebol

54802_w840h525_1496344740pacaembu

Os apaixonados por futebol não podem perder esse passeio: o Museu do Futebol, inaugurado em 2008, conta a história dos mais lendários jogadores do Brasil e ainda reúne itens históricos. Tudo isso em 7 mil metros quadrados em baixo da arquibancada do Estádio do Pacaembu, um dos principais de São Paulo.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até as 18h).
Entrada: R$ 6

Comer um sanduíche de mortadela no Mercadão

54802_w840h525_1496344775mercadao

Construído em 1933, o Mercado Municipal apresenta um dos projetos mais representativos do escritório de Ramos de Azevedo e abriga vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho. O local é ideal para achar frutas fora de época e especiarias típicas de outros países – são mais de 250 boxes para atender os desejos dos fregueses. Além disso, o espaço conta com uma área de alimentação, onde é possível comer o famoso pastel de bacalhau e o tradicional sanduíche de mortadela.

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, 6h às 18h | domingos e feriados, das 6h às 16h | Atacado, das 22h às 6h. Entrada gratuita.

Visitar o Planetário do Ibirapuera

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. A atração tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. Reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado, o Planetário conta hoje com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento.

Horário de funcionamento:
– férias escolares (dezembro, janeiro, fevereiro e julho): 4 sessões diárias e gratuitas (10h/12h/15h/17h), de quarta a domingo e feriados
– outros meses: é possível entrar somente aos finais de semana em 4 sessões diárias e gratuitas (10h/12h/15h/17h).
* distribuição de ingressos 1h antes do inicio de cada sessão.

Fonte: Guia da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *