1ª Paulista Cultural: sete instituições promovem evento que transforma a Avenida em corredor cultural

No blog do Visite São Paulo você encontra o que fazer na cidade, com ideias para passeios, melhores programas culturais, teatros, museus, showsexposiçõesdiversão para hoje, amanhã e final de semana, para crianças e adultos, pagos ou gratuitos e muito mais. Afinal, São Paulo é Tudo de Bom!

 

Com o objetivo de consolidar a Avenida Paulista como um importante corredor de arte e cultura da cidade de São Paulo, as instituições Casa das RosasCentro Cultural FiespInstituto Moreira Salles,Itaú CulturalJapan House São PauloSesc Paulista e Masp promovem, no dia 11 de março, a primeira edição da Paulista Cultural.

O evento, gratuito, é inspirado no Museum Mile, ação que reúne os museus da 5ª Avenida, em Nova York, anualmente.

Imagem: Reprodução / Youtube.

Muitas das atrações serão marcadas pelo intercâmbio entre instituições. A Japan House, por exemplo, ocupa, às 11h30, uma das galerias do Centro Cultural Fiesp com uma apresentação de contos japoneses utilizando o Kamishibai (histórias que são contadas por meio de desenhos ilustrados em cartões sequenciais – foto).

Há também outras atividades, onde os museus trabalham sua programação de exposições de outra forma. O Masp, por exemplo, promove uma série de oficinas no vão livre relacionados às histórias e narrativas afro-atlânticas (foto). Nessa lista estão ações como Ilha de Música (interação com a musicalidade afro-brasileira), Estação Utopia da Memória (peça-instalação na qual o público realiza percurso interativo mediado por cinco personagens vindas do futuro) e Projeto Cavalete Andante (projeto que leva a pintura a diferentes espaços não convencionais).

Tabuleiro, trabalho de Dalton Paula que destaca e ressignifica aspectos da cultura afro-brasileira pouco visíveis. Foto: Bruno Vilela / Divulgação.Ainda há nessa seleção Oficina de Escultura, construção de artefatos em chapas de metal; Balé Popular Cordão da Terra (foto), proposta relacionada à dança, ministrada por um grupo voltado para as manifestações tradicionais brasileiras; e Splashcletas, uma experiência de criação visual colaborativa.

Foto: Reprodução / Facebook.A programação conta ainda com atividades paralelas, com a participação de outras instituições, como Caixa Belas Artes, Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura e FNAC Brasil, Mirante 9 de Julho e Restaurante Riviera.

Foto: Divulgação.

O evento, gratuito, é inspirado no Museum Mile, ação que reúne os museus da 5ª Avenida, em Nova York, anualmente.

***
Da Redação com informações Masp e Japan House.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.