Páscoa alternativa: onde encontrar chocolates artesanais e diferentes em São Paulo

 

Trufas de laranja da Busy Bee. Foto: Divulgação.

 

Para fugir dos preços altos e do “mais do mesmo” dos supermercados, que tal ter uma Páscoa alternativa neste ano? Com uma porção de opções bacanas pelas feirinhas, vitrines e lojas de produtores artesanais, o que não vai faltar é qualidade na hora de fugir das marcas convencionais. Saiba onde encontrar chocolates artesanais e diferentes em São Paulo.

O paladar do brasileiro está acostumado com altas doses de açúcar, em especial o refinado. Porém, é do cacau, esse fruto que muita gente sequer já pôs as mãos, é que surgem delícias como o chocolate. Mesmo num país rico neste recurso, o cenário por aqui é um tanto desanimador, já que pelo menos um a cada três chocolates de grandes marcas brasileiras não têm o percentual mínimo de cacau em suas composições, que deve ser de ao menos 35% segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 93/2015.

Sendo assim, o melhor é recorrer aos produtos que utilizam ao máximo o cacau em suas composições, para garantir mais sabor, menos açúcar refinado, gordura hidrogenada e compostos químicos.

Anusha Chocolates, com três unidades em São Paulo, vende trufas e bombons para presentear, feitas à base de creme de leite fresco ou água, somados a cacau e demais ingredientes naturais. Diferentes, os quadradinhos coloridos vêm em diversos sabores, como capim cidreira, pistache, whisky, amaretto e laranja. Uma caixa de bombons sortidos pode ser comprada na loja virtual. Há ainda opções divertidas, como a barrinha de chocolate de “emergência” e o kit de chocolates em formato de Lego, que é para crianças, mas com certeza agrada os marmanjos.

Anusha Chocolates. Foto: Divulgação.

 

Kit Lego da Anusha Chocolates. Foto: Divulgação.

 

Busy Bee é um atelier de chocolates na Vila Madalena, que está em operação desde 1989. A loja vende bombons, trufas, tabletes e caixas de presente. Na Casa Sabor Amma, em Pinheiros, estão chocolates orgânicos de qualidade, vindos diretamente do solo baiano. Os tabletes são vendidos com sete gradações de cacau, inclusive nas prateleiras de alguns supermercados, mas vale a pena ir até a loja própria.

Caixa de chocolates da Busy Bee. Foto: Divulgação.

 

Trufas de laranja da Busy Bee. Foto: Divulgação.

Ainda na região está a Chianti Chocommelier, que harmoniza sofisticados chocolates 100% belgas com itens como vinhos, whisky e azeites. Para a Páscoa traz bastante variedade, como o Ovo de Caramelo e Sal, mistura que parece estranha mas é deliciosa, além da bombonière com ovinhos recheados nos sabores framboesa, laranja e mel, avelã, doce de leite, meio amargo e ao leite.

Chianti Chocommelier. Foto: Divulgação.

A luxuosa Chocolate du Jour, com cinco endereços na capital, sai a frente na produção de doces finos feitos com cacau 70% e 80%. Uma boa dica para presentear sem ser com ovo de Páscoa são as Pérolas, vendidas em lata nos sabores café com leite, menta e erva doce com chocolate branco. E há também o Ovo du Jour Diet (250 g) de chocolate ao leite recheado com ovinhos e um coelho de chocolate diet.

Loja Chocolate du Jour. Foto: Divulgação.

 

Para comprar do pequeno empreendedor

A Chokolah fabrica o próprio chocolate orgânico, selecionando as amêndoas de cacau. Os sabores incluem chocolate ao leite, amargo, com soja e com menta. A mercearia Armazém do Campo vende cestas especiaispara esta temporada, acompanhadas de ovos de Páscoa feitos pelo Delícias Negras, da Zona Leste, e barrinhas da Chokolah.

Chocolates da Chokolah. Foto: Divulgação.

Raros Fazedores de Chocolate segue o conceito de minifábrica bean-to-bar, no qual a fabricação do grão à barra do doce é feita em casa, de maneira totalmente artesanal. Este é o melhor jeito de consumir o derivado da fruta. Os chocolates seguem a linha purista, levando apenas dois ingredientes na composição: cacau, em variadas gradações, e açúcar orgânico.

Os chocolates da Raros. Foto: Divulgacão.

** Para acessar a matéria completa clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *