9 rolês culturais pra valer a pena em São Paulo

No blog do Visite São Paulo você encontra o que fazer na cidade, com ideias para passeios, melhores programas culturais, teatros, museus, shows, exposições, diversão para hoje, amanhã e final de semana, para crianças e adultos, pagos ou gratuitos e muito mais. Afinal, São Paulo é Tudo de Bom!

Se você acredita que tudo que é relacionado a arte é chato, ultrapassado e/ou entediante, tá na hora de você repensar os seus conceitos. São Paulo oferece uma diversidade de rolês culturais que valem muito a pena – principalmente se você busca sair da sua zona de conforto e se enriquecer de informação, conhecendo coisas novas.

E aí, vamos ser cult? Confira 9 rolês culturais que realmente valem a pena em São Paulo e aventure-se:

1. Japan House


Juliane Romanini/Portal ObaOba

Inaugurada em 2017, na Avenida Paulista, a Japan House é o primeiro centro cultural do mundo dedicado à cultura nipônica! A casa, que traduz o Japão do século 21 ao mesmo tempo em que mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia oriental e muita tecnologia – tudo com entrada gratuita. O prédio conta com três andares, cafeteria, restaurante, jardim e uma biblioteca com cerca de 2 mil exemplares.

Japan House

Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Telefone: (11) 3090-8900
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 22h, domingo das 10h às 18h.

2. MIS (Museu da Imagem e do Som)


Reprodução/Facebook Museu da Imagem e do Som – MIS SP

Museu da Imagem e do Som (MIS) é conhecido por suas exposições elaboradas e ultratecnológicas. O museu segue a filosofia de registrar e preservar as obras audiovisuais do passado e do presente, a fim de fazer um levantamento da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais. O espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, agradando a todos.

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 11h às 20h, sábado das 10h às 21h, domingo e feriados das 10h às 19h.

3. Museu do Futebol


Shutterstock

Museu de Futebol, localizado em anexo ao Estádio do Pacaembu, conta a história do esporte mais amado pelos brasileiros. Os visitantes podem conferir curiosidades sobre o tema, conhecer mais sobre os grandes ídolos do futebol, curtir exposições que usam e abusam da tecnologia, além de participar de atividades interativas, como treinar o seu “chute virtual”, por exemplo. A boa notícia é que, aos sábados, o ingresso é gratuito a todos os visitantes!

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
Telefone: (11) 3664-3848
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 16h, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

4. Red Bull Station


Reprodução/Facebook Red Bull Station

Instalado em um edifício de 1926, localizado no Centro de São Paulo e tombado como patrimônio histórico, o Red Bull Station é um espaço que conta com uma rica programação cultural e musical. São cinco andares, onde se misturam diferentes expressões criativas, além de contar com residências e ocupações, uma cafeteria a preços acessíveis, um terraço com fonte luminosa e um estúdio de música, o Red Bull Studio São Paulo. Pra melhorar: a entrada é gratuita!

Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro
Telefone: (11) 3107-5065
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11h às 20h, sábado das 11h às 19h.

5. Mirante 9 de Julho

Shutterstock

Mirante 9 de Julho, monumento revitalizado em 2016, hoje é um dos espaços multiculturais mais ricos da cidade! E sabe o que é melhor? É tudo de graça. Aberto para todos, por lá rola muita arte urbana, projetos culturais, exposições, exibições de cinema ao ar livre e até mesmo sinal wi-fi grátis. O café do Mirante está à disposição para quem quiser fazer uma boquinha ou té mesmo tomar um choppinho.

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n – Bela Vista
Telefone: (11) 3111-6342
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 22h.

6. Itaú Cultural

Shutterstock

Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, é um instituto sem fins lucrativos que, desde 1987, promove a arte e a cultura pelo Brasil, por meio de exposições, programas e até mesmo a produção vídeos, livros e enciclopédias para bibliotecas públicas e outros centros culturais. Se você procura ampliar os seus horizontes sobre a cultura brasileira, esta é uma ótima opção.

Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Telefone: (11) 2168-1777
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 20h, sábado, domingo e feriados das 11h às 20h.

7. Sesc 24 de Maio


Matheus José Maria/Divulgação Sesc 24 de Maio

Que todas as unidades do Sesc contam com uma programação cultural maravilhosa, a gente já sabe! Mas o recém-inaugurado Sesc 24 de Maio conta com alguns diferenciais: além da localização privilegiada, bem no Centro de São Paulo, o local conta com uma ampla e moderna infraestrutura. Além de teatro (com 245 lugares), o local conta com espaços de convivência, comedoria, cafeteria, biblioteca, área para exposições, clínica odontológica, espaços para prática esportiva, áreas de tecnologia, arte, solário e uma piscina de 500m² na cobertura do edifício, com vista panorâmica para a cidade.

Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de maio, 109 – República
Telefone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9h às 21h, domingo das 9h às 18h.

8. Theatro Municipal


Shutterstock

O Theatro Municipal, inaugurado em 1911, é um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Além de contar com uma rica programação cultural, com concertos, peças de teatro e balé, ainda é possível marcar uma visita guiada para conhecer os bastidores de um dos prédios mais lindos do Centro. Vale a pena a visita!

Theatro Municipal

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: (11) 3053-2090
Horário de funcionamento: confira a programação aqui.

9. Instituto Tomie Ohtake


Shutterstock

Instituto Tomie Ohtake, localizado em um colorido e inusitado prédio em Pinheiros, conta com oito salas de exposição, quatro ateliês, uma sala de seminários e uma de documentação. Os ambientes são integrados por um grande hall com restaurante, livraria, loja de design e um café. A área de aproximadamente 7.500 m² é destinada à realização de exposições de arquitetura, artes plásticas e design. Dá pra curtir um rolê cultural do começo ao fim, num lugar só! A entrada é gratuita, mas o ingresso para algumas exposições pode ser cobrado.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
Telefone: (11) 2245-1900
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 11h às 20h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *