Blade Runner e The Crown são temas de debates ao vivo com público no #MISemCasa

A interação virtual com o público, por meio de lives, ganha ainda mais espaço na programação do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com o sucesso do Pontos MIS – Bate-papo de cinema (atividade semanal que, neste sábado, traz o filme Meu amigo Hindu seguido por debate, com participação especial da atriz Barbara Paz), duas atrações originalmente presenciais do Museu ganham suas versões virtuais e ao vivo: O Ciclo de Cinema e Psicanálise e o #Cineciência. A proposta de ambas as atividades é discutir a temática apresentada em filmes ou séries, por meio de bate-papo com especialistas e público.

Desta vez, os dois programas irão abordar, em lives no canal do MIS no Youtube, temas relacionados a questões humanitárias e ao isolamento social – um paralelo à situação em que o mundo se encontra por causa da pandemia do Covid 19. Na terça-feira, o Ciclo de Cinema e Psicanálise avalia o episódio Aberfan, da série The Crown, às 20h; e, no domingo, é a vez do #Cineciência discutir o clássico de ficção científica Blade Runner, de Ridley Scott, às 17h. As lives acontecem diretamente no canal do MIS no Youtube, e não é necessária qualquer inscrição prévia.

Ainda integram a programação do #MISemCasa esta semana: Notas Contemporâneas com Zélia Duncan; Björk Talks sobre cinema; Mostra Cinema de Acervo; Musicais no Cinema – Cacá Diegues; e Pílulas Bob Gruen – Vida & Morte de John Lennon.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso até 22 de abril.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

 

Programação completa | 13 a 19.04

 

  • 13.04 | Segunda-feira | 11h | Björk Talks – Cinema

Os talks realizados como programação paralela da exposição Björk  Digital, em cartaz no MIS de 18 de junho a 18 de agosto de 2019, debateram sobre vertentes importantes da carreira da multiartista islandesa. O encontro sobre cinema aconteceu após a exibição do filme Dançando no Escuro (2000, de Lars Von Trier) com a jornalista e apresentadora Sarah Oliveira e o pesquisador Victor Valery. O objetivo foi destacar o importante trabalho de composição de trilha sonora e atuação de Björk na película, dissertando sobre os prêmios recebidos à época até as recentes declarações da cantora sobre os assédios cometidos pelo diretor nos sets de filmagem.

 

  • 14.04 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – The Crown

O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, ganha edições especiais e inéditas no canal do YouTube do MIS. Exibido sempre às terças dentro da programação virtual do #MISemCasa, o projeto terá bate-papo ao vivo com especialistas a cada 15 dias – intercalando, semanalmente, com vídeos de edições anteriores realizadas presencialmente no Auditório MIS. A primeira live do Ciclo de Cinema e Psicanálise acontece em 14 de abril, quando Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, media debate sobre o episódio “Aberfan”, da série The Crown, com o jornalista Jaime Spitzcovsky e o psicanalista Bernardo Tanis. Em seguida, os internautas podem participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida.

 

  • 15.04 | Quarta-feira | 11h | Notas Contemporâneas – Zélia Duncan

Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo, no palco do auditório do museu. Com quase 40 anos de carreira, Zélia Duncan foi a convidada de março de 2019 do programa. A multiartista, conhecida do grande público especialmente pelo sucesso da música Catedral, participou de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo músico e pesquisador Cacá Machado, enquanto a Banda MIS interpretou seus grandes sucessos no palco.

 

  • 16.04 | Quinta-feira | 11h | Musicais no cinema – Cacá Diegues

Neste episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), o cineasta mais musical do Cinema Novo, Carlos Diegues (mais conhecido como Cacá Diegues), fala sobre sua carreira e sobre alguns de seus principais filmes, como “Bye Bye Brasil”, “Xica da Silva” e “Quando o carnaval chegar”.

 

  • 17.04 | Sexta-feira | 11h | Pílulas – Bob Gruen: Vida & Morte de John Lennon

A série de conteúdos inéditos sobre a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen (inaugurada em 13 de março) apresenta pílulas em vídeo com bastidores e curiosidades sobre a mostra. Neste segundo vídeo, o curador da exposição, Ricardo Alexandre, revela ao público detalhes sobre o fatídico dia da morte do astro em Nova York, vítima de assassinato.

 

  • 18.04 | Sábado | Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | Meu Amigo Hindu

A quarta edição do “Pontos MIS – bate-papo de cinema”, programa que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no Youtube, traz o longa nacional Meu Amigo Hindu. Última obra de Hector Babenco, lançada em 2016, Meu amigo Hindu é uma ficção, conforme o próprio diretor pontuou, alimentada por suas próprias memórias de quando esteve doente. O filme conta a história de Diego que é um renomado diretor de cinema e está com um grave câncer. Sua trajetória de busca pelo tratamento permeia sua relação com Lívia(sua esposa), sua família e sua própria existência.

Após a exibição online do filme (que acontece às 16h, mediante inscrição prévia neste link), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do museu no Youtube – com participação especial da atriz Barbara Paz, que comenta sua atuação no filme, e com o pesquisador e crítico de cinema Cássio Starling Carlos.

 

  • 19.04 | Domingo | 11h| Mostra Cinema de Acervo

A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. Em abril, o Cinema de Acervo recupera obras provenientes do Prêmio Estímulo, ferramenta criada em 1968 pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de fomentar o surgimento de novos realizadores de cinema. Os filmes dessa programação são versões digitalizadas de obras produzidas nos formatos 35mm e também 16mm. No dia 19, o recorte “Ficção e Realidade” apresenta ao público diretores que recorreram à linguagem ficcional para debater temas do cotidiano, seja para falar sobre a Guerra dos Canudos através da teatralidade de Pedro Cardoso, para falar sobre a precariedade do sistema de saúde por meio da história de um cineasta que ganha um prêmio para finalmente gravar seu filme sobre a loucura, ou, ainda, apresentar o conceito de amor em variadas definições. Ficção e documentário aqui são relações de linguagens que se somam para contar uma história. Os três filmes serão exibidos em sequência: A matadeira (Dir. Jorge Furtado, Brasil, 1994, 15 min, 12 anos, ficção, colorido); O outro lado da lua (Dir. Francisco Magaldi, Brasil, 1983, 36 min, 12 anos, ficção/documentário, colorido); e Amor (Dir. José Roberto Torero, Brasil, 1994, 14 min, 10 anos, ficção, colorido).

 

  • 19.04 | Domingo | 17h| #Cineciência – Blade Runner

O #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha sua versão online para a programação do #MISemCasa. Apresentada pela Youse – Caixa Seguradora, a edição, que acontece no dia 19 de abril, discute o filme “Blade Runner, o caçador de androides”, clássica ficção científica dirigida por Ridley Scott, a partir do romance de Philip K. Dick. Participam do debate a socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e o físico Dr. Luis Carlos Meneses – com medição do Dr. José Luiz Goldfarb, coordenador do programa. O público de casa pode ver ou rever longa em diversas plataformas de streaming (está disponível em Netlfix, Google Play, Apple TV, Microsoft e Looke) e participar com perguntas aos especialistas no dia 19. O #Cineciência acontece às 17h, ao vivo, no Canal do MIS no Youtube.

 

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

 

#MISEMCASA
SITE www.mis-sp.org.br
REDES
 Facebook: museudaimagemedosom
Instagram: @mis_sp
Twitter: @mis_sp
Youtube: /missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.