Evento debate liderança feminina no esporte no Museu do Futebol

Seminário “Mulheres no esporte: Liderando a discussão sobre igualdade de gênero e inclusão social” é organizado em parceria entre ex-bolsistas do programa de mestrado Chevening e o Museu

O Museu do Futebol sediará, no dia 19 de outubro, o evento “Mulheres no esporte: Liderando a discussão sobre igualdade de gênero e inclusão social”. O seminário será composto por mesas de jornalistas, líderes e ex-atletas que trabalham com o esporte em diversas frentes para debater a igualdade de gênero.

O projeto foi um dos vencedores do Fundo do Programa Chevening Alumni (CAPF), financiado pelo Reino Unido, e tem o objetivo de colocar as mulheres no centro da discussão. Entre os nomes confirmados, estão as jornalistas do grupo Dibradoras, a ex-capitã da Seleção Brasileira e atual coordenadora da Federação Paulista, Aline Pellegrino, e a idealizadora do projeto Vida Corrida, Neide Santos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Sympla (https://bit.ly/2n0LVbf). Haverá no local a arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão doados à ONG Associação de apoio à Criança em Risco (ACER Brasil), com sede em Diadema (SP). A entidade tem como missão resgatar a dignidade de crianças e jovens através de áreas como os projetos Futebol e Cidadania, Educação e Cultura, Assistência Social, Desenvolvimento Comunitário e Jovens em Ação. A ONG foi visitada pelo príncipe Harry, do Reino Unido, em 2014.

O evento é parte da programação de encerramento da exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol, que conta a história da resistência de milhares de jogadoras, árbitras, técnicas e jornalistas que enfrentaram até proibições oficiais para poder jogar bola. A mostra temporária, que presta homenagem às jogadoras e personagens que mantiveram viva a chama do futebol feminino, fica em cartaz até o dia 20 de outubro.

O seminário é organizado pelo Brazil Chevening Sport Business Alumni, um grupo de 12 ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com uma Bolsa Chevening. O programa de bolsas de estudo do governo britânico visa desenvolver líderes globais. Financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras, ele permite que estudantes com perfis de liderança de mais de 160 países realizem cursos de pós-graduação em universidades no Reino Unido.

 

Sobre o Chevening

As Bolsas Chevening são o programa global de bolsas de estudos do Governo Britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, o Foreign and Commonwealth Office (FCO), e por organizações parceiras. As bolsas apoiam o estudo em universidades do Reino Unido – em sua maioria, um ano de mestrado – para indivíduos com potencial demonstrável de liderança, tomadores de decisão e formadores de opinião.

O Programa Chevening começou em 1983 e tornou-se um prestigioso esquema internacional de prêmios, por meio da concessão de bolsas de estudos. A rede de Bolsistas Chevening está presente em mais de 160 países e territórios em todo o mundo, e mais de 1.600 bolsas foram concedidas em 2018/2019. Existem mais de 50.000 ex-alunos do Chevening em todo o mundo que formam uma rede global influente e altamente conceituada.

 

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

 

SERVIÇO 

Evento: Brazil Chevening Sport Business
Tema de 2019: Women in Sport: Leading the discussion around gender quality and social inclusion
Local: Museu do Futebol, São Paulo-SP
Data: 19 de outubro de 2019
Inscrições: https://www.sympla.com.br/mulheres-no-esporte-liderando-a-discussao-sobre-igualdade-de-genero-e-inclusao-social__668253

 

PROGRAMAÇÃO

9h –  Credenciamento e Welcome Coffee

9h45 – Abertura do evento pelo grupo organizador
Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol

10h15 – Mesa Redonda Esporte Feminino
Aline Pellegrino – Ex-jogadora de futebol, atualmente Coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.
Verônica Hipólito – velocista paralímpica
Paula Neri – Gerente de projetos do Comitê Olímpico Brasileiro
Mediadora: Maíra Nunes – Cobertura esportiva para o Correio Brasiliense e blog Elas no Ataque

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h – Projetos do Reino Unido na promoção da equidade de gênero no esporte
Joanna Crellin, Comissária para o Comércio na América Latina e Caribe & Cônsul Geral Britânica, São Paulo.

14h20 – Mesa redonda Mídia e Esporte
Angélica Souza e a Roberta Cardoso (Nina) – Dibradoras – Canal feminino de cobertura esportiva.
Julia Rossi – Gerente de Estratégia e Implementação do DAZN Brasil.
Maria Eduarda Cardim – Cobertura esportiva para o Correio Brasiliense e blog Elas no Ataque
Mediadora: Júlia Belas, Jornalista e Chevening Alumni

16h30 – Coffee Break

17h – Mesa redonda Mulher e Inclusão Social no esporte
Neide Santos – Fundadora do Projeto Vida Corrida
Fernanda Medeiros Garcia – Professora e desenvolvedora de metodologias no Empodera Transformação Social Pelo Esporte
Carolina Santana – Atleta e professora no Rio Rugby Futebol Clube
Mediadora: Daniela Alfonsi – Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol

19h – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.