Exposição “Heróis do Fogo” até 31 de outubro na Estação Moema

Eles são estimados e respeitados por todos, trata-se de uma compreensiva unanimidade, afinal quem não admira os bombeiros?

Este é o tema da exposição “Heróis do Fogo”, uma sincera e justa homenagem que o fotógrafo Alberto Takaoka apresenta ao público após dedicar 10 anos de trabalho registrando o intrépido cotidiano dos bombeiros. O empenho corajoso para salvar vidas e minimizar tragédias em meio a situações de extremo perigo é o conteúdo exibido nas impactantes imagens da exposição em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás,
que apresenta a exposição na estação Moema do Metrô de São Paulo.

 

As qualidades destes profissionais no momento da ação como o destemor, agilidade, disciplina e técnica foram assimiladas pelo fotógrafo que atua diretamente nos momentos das ocorrências. Alberto é o único profissional que obteve autorização oficial para acompanhá-los. Além de incêndios, presenciou muitos acidentes de automóveis, salvamentos de pessoas em diversas situações de perigo, ameaças de suicídio, pessoas soterradas e desabamentos de edificações.

Os incêndios do Memorial da América Latina, em 2013, os tanques de combustíveis em Santos, em 2015, que arderam durante 192 horas e o recente incêndio no Edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo, foram outros eventos marcantes das coberturas fotográficas realizadas por Alberto.

Tudo começou em 2007 durante a horrível noite do acidente da TAM. Alberto, filho de Yojiro Takaoka, fundador de Alphaville, estava em casa e sua atenção se voltou para a notícia na tv, sua alma de fotojornalista instintivamente despertou para o fato, para a necessidade da documentação, pegou sua câmera, entrou no carro e disparou para o Aeroporto de Congonhas ciente da urgência. No primeiro momento seu interesse era a catástrofe em si, mas logo ele se impressionou com a ação do Corpo de Bombeiros. “Comecei a perceber através das minhas lentes o lindo trabalho dos bombeiros. Então tomei a decisão de falar com o comandante da corporação para ver se eu poderia ficar mais próximo deles. Mostrei as fotos que eu já tinha feito. Eles gostaram e me autorizaram a ficar mais próximo”, lembra o fotógrafo.

Dez anos depois o fotografo possui um impressionante acervo de fotografias, provavelmente o único dedicado de forma sistematizada a registrar tão próximo a ação dos bombeiros. Nas palavras do curador Eder Chiodetto, “este acervo é um patrimônio iconográfico que deve ser preservado tanto pelo seu potencial documental, quanto pelo seu valor estético, suas imagens não se restringem a momentos extraordinários. O cansaço, a emoção, a determinação, a coragem e o temor perpassam os semblantes desses heroicos profissionais. Fica claro, nestas fotografias, que por trás de um Corpo de Bombeiro há sempre uma legítima e pulsante alma de bombeiro”.

As fotografias exibidas na exposição “Heróis do Fogo” fazem parte do livro homônimo lançado em dezembro de 2017 pela Ipsis Gráfica e Editora

Exposição “Heróis do Fogo” de Alberto Takaoka
Local: 
Estação Moema do Metrô de São Paulo | Esquina das avenidas Av. Ibirapuera com av. Divino Salvador – Moema
Quando: até o dia 31 de outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.