Fresno se apresenta em São Bernardo do Campo

A travessia de um rio requer destreza. Sua transposição é um misto de momentos de serenidade bucólica que em poucos segundos podem transformar o curso natural das águas em marés cheias e violentas. Se fosse um disco e esse rio transitório, ele poderia ser chamado de A Sinfonia de Tudo o Que Há, o novo disco da banda Fresno. A obra reproduz uma jornada em ondas sonoras, onde a calma e a fúria não concorrem entre si, mas dialogam de forma ordenada numa sinfonia com começo, meio e fim.

Dizer que o álbum é uma obra ousada é se apegar a rótulos. E é justamente isso (rótulos) que o disco repele. Há muita riqueza e sensibilidade nos detalhes inseridos nas 11 faixas escritas por Lucas Silveira. “O disco foi concebido como uma ópera-rock, mas sem necessariamente fazer uso do que classifica uma obra como uma ópera. Mas eu utilizei muito da “Jornada do Herói” de Joseph Campbell para conceber o tom do disco, as quebras de ritmo e narrativa, bem como a aura das músicas. E a orquestra nos ajudou a contar essa história”, diz Lucas.

Os arranjos grandiosos são amplificados pela força da orquestra do maestro Lucas Lima. Sexto Andar, música que abre o disco, agarra o ouvinte com sua potência transcendental. A emoção, que antes vinha calçada de guitarra, baixo e bateria, agora ganha cordas, sopro e percussão vigorosos. As letras emanam espiritualidade, a busca pelo melhor dentro de cada um, sem cair em papo de autoajuda. Lucas explica como estabelece este dialogo entre a terra e o ar: “Existem ao redor do mundo pessoas preocupadas em salvar o nosso futuro, e essas pessoas pensam de maneiras diametralmente diferentes, e podem até pertencer a grupos que estão em guerra. Mas existe na natureza humana o bem, a fagulha “divina” que faz com que nos preocupemos com o próximo. O que procuro fazer com minhas músicas é inspirar os outros a encontrarem coisas boas dentro de si mesmos e trazerem isso tudo pra fora”.

Mudanças, quebra de paradigmas e o encarceramento dos medos estão espalhados entre as faixas da obra. Em Abrace Sua Sombra, o embate entre o bem e o mal é cristalino: “Levante os punhos se não quiser morrer / Depois da treva, um novo dia há de nascer / Abrace sua sombra / Abrace sua sombra e traga ela pra vida / Às vezes no escuro se encontra a saída / Peguei minhas fraquezas e vesti de canção / Cada momento é um quadro dessa exposição.”

Para este disco, o grupo formado por Lucas Silveira (vocal), Thiago Guerra (bateria), Gustavo Mantovani (guitarra) e Mario Camelo (teclado) decidiu se desprender de qualquer amarra. Expandiu sua percepção para além do que anteriormente poderia ser uma barreira de gêneros. A participação de Caetano Veloso em Hoje Sou Trovão, portanto, se encaixa naturalmente. “Cada segundo ocupando uma mesma sala que Caetano é uma experiência antropológica valiosa. Além disso, ter sua voz eternizada numa canção nossa nos dá, além de orgulho, a chance de sermos ouvidos por outros públicos, e uma sensação de que a música brasileira é uma coisa só.”

A faixa-título, mais uma para se ouvir no repeat durante horas, extrai do seu refrão a temática de coragem do álbum. Lucas canta com sentimento aflorado: “Eu sinto que não sou capaz, mas já não posso mais olhar pra trás / A salvação é uma canção / A imensidão nas minhas mãos.” Sensibilidade e fúria percorrem uma montanha-russa emocional sempre de mãos dadas. A verdade que escorre de cada letra e melodia certamente tocará o coração dos velhos e novos fãs.

Teatro Lauro Gomes
R. Helena Jacquey , 171
Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP
10 de Novembro às 20:00
Telefone (11) 4368-3483
Ingressos: 80,00 até 150,00

Fonte: ABC do ABC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.