Maratona Infantil Pequenos Leitores acontece no dia 26 de janeiro

A primeira edição do ano da Maratona Infantil do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – mergulha, em 26 de janeiro, no mundo da literatura. Tudo isso por conta da estreia de Revelando Hilda (mostra imersiva que traz fotos e uma instalação especial sobre a escritora Hilda Hilst, que completaria 90 anos em 2020), a partir de 1º/2, no espaço expositivo térreo do MIS.

Com entrada gratuita, a Maratona Infantil – Pequenos Leitores traz uma série oficinas, espetáculos e contações de histórias dentro do universo dos livros. O público também conta com as tradicionais brincadeiras na área externa que acontecem em toda edição do evento.

 

PROGRAMAÇÃO

OFICINA | Dominó de Histórias com Yoyo | 11h e 14h

Uma partida de dominó diferente, em que as peças se conectam por imagens relacionadas. A cada rodada, um jogador inicia uma história e os outros usam sua imaginação para dar continuidade e criar uma história coletiva. Em seguida, os participantes serão convidados a criar um livro artesanal com a narrativa inventada.

OFICINA | Ilustrando space oddity | 10h30 e 13h30

Como parte da programação especial de janeiro do Educativo MIS, voltada para o artista David Bowie, a oficina convida os pequenos a criar ilustrações tendo como base a história de Major Tom, cantada por Bowie em Space Oddity. Cada criança produzirá um livrinho com suas ilustrações. (Completando as celebrações de nascimento e morte do artista em janeiro, o MIS criou um filtro exclusivo com o raio de David Bowie no Instagram: https://www.instagram.com/a/r/?effect_id=1062600614081732)

OFICINA | Colagem e canson com ateliê maria flor | 10h às 16h

O ateliê Maria Flor realiza, durante todo o evento, duas oficinas criativas para as crianças: Colagem com Pritt e Canson, em que cada participante irá realizar uma dobradura super divertida.

CONTAÇÃO | Cortejo Voador – Cia. Passarinho Contou | 11h45, 13h e 15h

Cia Passarinho Contou é um grupo que trabalha pelo encantamento leitor – conta histórias, lê para outras pessoas e canta canções inspiradas em livros. E o Cortejo Voador vai passar com uma casa de passarinho cheia de poesia. Além de você escolher a sua, você  pode dançar e cantar as cantigas de passarinhos que alegram a festa desse cortejo.

Intervenção | Livroteca – Histórias que cabem na palma da mão | 13h30 e 15h30

Na intervenção, dois artistas carregam instrumentos musicais e um livro cada um. Mas estes não são livros tão comuns… Dentro deles há uma “minibiblioteca” repleta de livrinhos com histórias do mundo todo. O público é convidado a escolher um dos livrinhos e receber a contação daquela história com música ao vivo, instrumentos de efeito e/ou teatro de animação.

Intervenção | Sonhos de Infância – com Markito Alonso e Rodrigo Taguchi | 11h30

Em uma performance marcada por narração oral e ilustração, Rodrigo Taguchi e Markito Alonso apresentam a história de um menino que, para viver as experiências da infância, se imagina como um super-herói e, como tal, terá que descobrir como lidar com as adversidades da vida, mesmo quando algo parecer impossível como voar. Inspirado no livro da dupla: Quando Criança (editora Devora). Após a performance, o duo convida as crianças e pais a criarem um mini livro (feito com uma folha A4) onde colocaram sua imaginação em prática.

Intervenção | Poesia com o palhaço Luizinho |  12h30 e 14h30

O palhaço Luizinho contará, na área externa, uma história regada de poesia, com música ao vivo e objetos para ilustrar a narração.

ESPETáculo | Cia Clês contam Pagu | 12h

Abaporu (Tarsila) e Ventania (Anita Malfatti), pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, respectivamente,  mais conhecidas como Clês, contam a história da feminista e integrante do movimento  modernista Patrícia Galvão, a Pagu. Ela escreveu diversos livros sob diferentes pseudônimos e foi a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil. Conhecida por contestar padrões femininos da época, a desgosto de sua família conservadora, Pagu foi uma grande mulher e sujeito de sua autonomia.

ESPETáculo | Arte – Palavra Feminina com Cia Cafuzas | 15h

Você sabe qual é o feminino de “maestro”? E quem foi a poeta que tinha um sonho de criar uma biblioteca infantil? Um pirulito para quem acertar esta: quem escrevia poemas tão doces quanto os doces que fazia? Para saber essas respostas e também conhecer ou redescobrir algumas das mais brilhantes artistas brasileiras, o Coletivo Cafuzas convida para um encontro entre versos, notas musicais, cadernos de receitas e histórias de grandes mulheres. As narrativas foram baseadas no livro 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer, da Débora Thomé.

JOGOS |  #VamosJogar com Galápagos Jogos | 11h às 16h

Os jogos de tabuleiro modernos estão sendo revisitados como a grande alternativa aos jogos digitais, trazendo muito mais diversão, inteligência, aprendizado e, acima de tudo, conexão humana. Sentar-se à mesa para se divertir não é mais apenas um grande prazer, mas é fonte de aprendizado, de alegria e de vínculo com as pessoas que amamos e valorizamos em nosso dia a dia. Pensando nisso, o espaço #VamosJogar da Galápagos Jogos traz para a Maratona Infantil títulos incríveis e sucessos mundiais para que toda a família possa aproveitar.

BRINCADEIRAS | Espaço KIDS Competition | 11h às 16h

O Espaço Kids Competition é uma área de lazer na área externa do Museu, recheada de atividades e brincadeiras que vão agradar pais e filhos – como amarelinha, pula corda, mãe da rua e muito mais. O espaço ficará disponível das 10h às 16h para incentivar a prática de atividades ao ar livre.

MÚSICA | “Quem é o Luís?” apresenta “Antes que Mude…” | 16h

Uma experiência multimídia interativa, com a participação de crianças, que resgata em seu repertório grandes clássicos do cancioneiro infantil, desde PlunctPlact Zum até Lindo Balão Azul, passando por Saltimbancos e Sítio do Pica-pau Amarelo. Mas venha assistir logo, antes que mude…
Yan Montenegro – direção geral, arranjos, teclado, percussão e escaleta
Rodrigo Sestrem – flauta, violão, sax e percussão
Zé Alexandre – voz e violão
Raae – voz
Lais Yasmin – voz
Eduardo Ejchel (criança) – voz e teclado
Clara Kfouri (criança) – voz e ukelele

 

S e r v i ç o

MARATONA INFANTIL | PEQUENOS LEITORES
Data: 26.01.2019 (domingo)
HORÁRIO: 10h às 17h
LOCAL Área externa, auditório MIS, auditório LABMIS, sala de interfaces, foyer auditório MIS
INGRESSO  gratuito
CLASSIFICAÇÃO: livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.