#MISemCasa traz homenagem a Chaplin e a mulheres no cinema, música e arte urbana

Fãs de cinema não podem perder a programação desta semana do #MISemCasa, campanha virtual especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Para começar a semana, o canal do MIS no Youtube apresenta, na segunda-feira, uma entrevista exclusiva que o cineasta Jean-Claude Bernardet concedeu ao Acervo MIS. Já no sábado, dia 9 de maio, o Pontos MIS – bate-papo de cinema realiza uma homenagem aos 80 anos do clássico O grande ditador, de Charlie Chaplin. Após a exibição online do filme (que acontece às 15h30, mediante inscrição prévia neste link), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público. E no domingo, Dia das Mães, a Mostra cinema de acervo – que traz filmes nacionais diretamente dos arquivos do MIS – homenageia mulheres cineastas com três filmes na sequência.

E as mulheres seguem protagonistas na programação desta semana: na quarta-feira, dia 6, a arte urbana ganha destaque com vídeo do projeto Parede em Movimento, que mostra o processo de criação da artista Tami Lemos ao produzir um mural exaltando o poder feminino nas paredes do Museu. E, na sexta-feira, dia 8, o público irá conferir um bate-papo com o bloco afro-feminino Ilú Obá de Min (em iorubá, mulheres que tocam tambor para Xangô). O grupo participou de debate no Auditório MIS em abril de 2019, após exibição do documentário O tambor me chamou.

Ainda integram a programação do #MISemCasa esta semana: Ciclo de Cinema e Psicanálise – Cafarnaum; e Musicais no Cinema – Walter Lima Jr.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

 

Programação completa | 04 a 10.05

04.05 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Jean-Claude Bernardet

O projeto, em parceria com a Heco Produções, registrou uma parcela importante da memória do cinema brasileiro, com entrevistas foram gravadas no Museu da Imagem e do Som entre os anos 2012 e 2013. Neste vídeo, o público irá conferir uma entrevista exclusiva com teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta e escritor Jean-Claude Bernardet.

 

05.05 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Carnafaum

O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, apresentou, em dezembro de 2019, bate-papo sobre o drama libanês Cafarnaum. O filme da cineasta Nadine Labaki, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2018, ganhou debate com o psicanalista Luiz Meyer e a artista visual e cineasta Cassiana Der Haroutiounian. A diretora de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Luciana Saddi, mediou a conversa.

Agora, o público do #MISemCasa poderá ver (ou rever) o bate-papo, diretamente no canal do MIS no Youtube.

 

06.05 | Quarta-feira | 20h | Parede em movimento – Tami Lemos

Inaugurando projeto Parede em Movimento, em março de 2019, a artista Tami Lemos produziu um mural exaltando o poder feminino nas paredes do Museu. O projeto consiste em um live painting, com o público acompanhando de perto o trabalho, além de um vídeo que registra a realização do trabalho e o depoimento do artista – que conta suas principais influências, um olhar sobre a arte urbana na contemporaneidade e as motivações para a pintura exclusiva para o MIS.

 

07.05 | Quinta-feira | 20h | Musicais no cinema – Walter Lima Jr.

Em mais um episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), o curador Duda Leite entrevista o cineasta Walter Lima Jr. Ele comenta sobre a importância do cinema e dos cineclubes para sua expansão de visão de mundo e destaca seus musicais favoritos, como “Cantando na Chuva” (1952), “Um Dia em Nova York” (“On the Town”, 1949), “Love Me Tonight” (1932), e os musicais de Fred Astaire. Ele também fala sobre os primeiros musicais brasileiros de carnaval, anteriores à popularização da televisão, com as estrelas do rádio.

 

08.05 | Sexta-feira | 20h | bate-papo com Ilú Oba De Min

Em abril de 2019, o MIS exibiu o filme O tambor me chamou (Dir. Márcio Cruz, Brasil, 2019, 16´, Livre), um recorte poético-documental sobre o bloco afro-feminino Ilú Obá de Min (em iorubá, mulheres que tocam tambor para Xangô). A exibição foi seguida por um bate-papo com integrantes do grupo, abordando temas em torno da força mobilizadora e de empoderamento no Carnaval e no dia a dia das mulheres. O bloco — ou levante, como é chamado pelas integrantes — é a principal atividade da associação paulistana sem fins lucrativos Ilú Obá de Min – Educação, Cultura e Arte Negra.

 

09.05 | Sábado | Pontos MIS – Bate-papo de Cinema | O grande ditador

Nesta semana, o “Pontos MIS – bate-papo de cinema”, programa que traz uma sessão de filme online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no Youtube, faz uma homenagem aos 80 anos do clássico O grande ditador. O filme, dirigido e estrelado por Charlie Chaplin em 1940, aborda a onda de nazi-fascismo e antissemitismo à época, pelo olhar de um barbeiro judeu – e é considerado uma obra-prima do cinema. Após a exibição online do filme (que acontece às 15h30, mediante inscrição prévia neste link), acontece, às 18h, bate-papo ao vivo com o público no Canal do museu no Youtube.

 

10.05 | Domingo | 20h| Mostra Cinema de Acervo

A mostra inédita traz, todo domingo, diretamente do Acervo MIS, uma seleção de filmes brasileiros, tanto curtas quanto média-metragens, produzidos entre os anos de 1980 e 1990. Especialmente neste domingo, Dia das Mães, o recorte curatorial “Elas dirigem elas” selecionou curtas-metragens que retratam a vida de diversas personagens femininas. A história contada por cada uma delas reflete a realidade de muitas Anas, Reginas, Marias, e de tantas outras mulheres brasileiras que lutam todos os dias por igualdade. Na ficção Balzaquianas, é possível se identificar com algumas das histórias – nem sempre felizes – das várias personagens interpretadas por Irene Ravache; em Como um olhar sem rosto: as presidiárias, o público pode assistir a comoventes depoimentos de detentas que ficaram confinadas na penitenciária.
Filmes: Ana (Dir. Regina Chamlian, Brasil, 1982, 12 min, livre); Como um olhar sem rosto: as presidiárias (Dir. Maria Inês Villares, Brasil, 1983, 32 min, 16 anos); e Balzaquianas (Dir. Eliane Bandeira e Marília de Andrade, Brasil, 1981, 20 min, 12 anos).

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; e Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

 

S e r v i ç o

#MISEMCASA
SITE www.mis-sp.org.br
REDES
museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.