Museu do Futebol atende idosos para conversar por telefone e videochamada

Projeto Revivendo Memórias #EmCasa busca auxiliar maior grupo de risco do coronavírus a passar o tempo e combater a solidão durante o isolamento social

O time do educativo do Museu do Futebol está escalado para uma missão diferente: o grupo está disponível para conversar com idosos por telefone ou videochamada, ajudando-os a combater a solidão e o tédio impostos pela pandemia de coronavírus. A letalidade da doença é maior entre quem tem mais de 60 anos, o que torna ainda mais restrito o isolamento social deste grupo. A iniciativa faz parte da campanha #culturaemcasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu.

As conversas do projeto Revivendo Memórias #EmCasa acontecem de terça a sexta em dois horários: das 10h às 11h e das 15h às 16h. Às terças e quintas serão feitos atendimentos individuais; às quartas e sextas, serão atendidas casas de repouso e entidades sociais que atendam outros grupos fragilizados, como pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Os educadores buscarão trabalhar a memória afetiva dos participantes a partir do futebol e de outros assuntos como músicas, novelas e filmes.

A ideia surgiu a partir da experiência que o Museu já tem, em parceria com o Hospital das Clínicas, de atendimento a pessoas com a doença de Alzheimer. Com o surgimento do coronavírus e a necessidade de isolamento social, a instituição resolveu abrir a iniciativa para um público mais amplo, trocando as visitas presenciais pelas conversas à distância – até porque, o Museu também está temporariamente fechado como parte dos esforços de conter a propagação da doença. Por isso, os educadores também farão a atividade a partir de suas próprias casas.

COMO AGENDAR? Os agendamentos devem feitos preferencialmente pelo email agendamento@museudofutebol.org.br. O solicitante – que pode ser o próprio idoso ou seu cuidador – deve indicar o dia e horário de preferência e qual o meio de comunicação que deseja (telefone, Skype, Hangout ou outra ferramenta). No caso de entidades, devem ser informados também o perfil do público atendido e quantas pessoas participarão da atividade. O Museu entrará em contato para fazer as confirmações. Se não for possível enviar email, os agendamentos também poderão ser feitos pelo telefone (11) 99113-0226, de segunda a sexta, das 9h às 12h.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

 

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture – https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.