#PinaDeCasa – conheça o projeto que leva a Pinacoteca de São Paulo até a sua casa

Em meio ao distanciamento social, a iniciativa #PinaDeCasa amplia os conteúdos digitais da Pinacoteca de São Paulo. Todo sábado, às 11h, uma live no Instagram sobre as exposições com curadores do museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O conteúdo ainda fica disponível no IGTV no perfil @pinacotecasp.

 

O projeto reúne várias alternativas para o público mergulhar no mundo das artes, como a primeira exposição virtual do museu, “Distância”, em cartaz até o dia 3 de agosto.

 

Distância

Com curadoria de Ana Maria Maia, a exposição reúne cinco trabalhos em vídeos e filmes:

  • “Da janela do meu quarto” (2004) de Cao Guimarães.
  • “O batedor de bolsa” (2011) de Dalton Paula.
  • “Tarefa I” (1982) de Leticia Parente.
  • “9493” (2011) de Marcellvs L.
  • “A banda dos sete” (2010) de Sara Ramo.

Ana Maria explica que nos filmes selecionados aparece algo em comum, a perspectiva de indivíduos que, por algum motivo, foram afastados de uma sociabilidade. O objetivo com os cinco trabalhos é levar a reflexão sobre a ideia de distância.

Originalmente pensados para salas de exibição em museus e galerias, os trabalhos ganham uma versão adaptada para o ambiente virtual. Para conferir os vídeos selecionados e os comentários de Ana Maria, clique aqui.

 

PinaCanção

Na programação online da Pina, está o espetáculo PinaCanção, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem duração de 40 minutos, e fica disponível a partir do dia 14 de junho no site do museu, pinacoteca.org.br/pinacancao.

O espetáculo faz parte do Pinafamilia, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca destinado a grupos familiares de todas as idades.

Desde 2014, no segundo domingo de cada mês, acontece na Pinacoteca o PinaFamília no qual as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. O objetivo principal do projeto é o estímulo à convivência da família no espaço do museu. Como o museu está fechado em virtude do necessário isolamento em combate ao Covid-19, o espetáculo PinaCanção encontra as famílias em casa.

 

Tour Virtual

Com o tour virtual é possível conhecer o interior da Pinacoteca, conferir a obra “Mestiço”, de Candido Portinari e  mais de 500 itens do museu em alta definição. Para acessar o tour virtual, clique aqui!

 

 

Canal no YouTube

O canal da Pinacoteca no YouTube está repleto de conteúdos. Tem bate-papo com curadores, rodas de conversas, making of de montagens de algumas exposições que passaram pela Pina. O destaque fica para o flashmob que rolou dentro do prédio, com o clássico “Bolero de Ravel”.

 

Facebook e Instagram

O museu está bem ativo em suas redes sociais, todos os dias pela manhã, a Pinacoteca faz um post sobre uma obra do acervo com comentários dos curadores. As postagens podem ser acompanhadas na página oficial no Facebook (@PinacotecaSP)  e no perfil do Instagram pinacotecasp.

Fonte: São Paulo Para Crianças

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *