São Paulo ganha enorme escultura do artista plástico português Bordalo II

 

 

 

A cidade de São Paulo ganhou uma obra de arte de um dos mais reconhecidos artistas urbanos do mundo, o português Bordalo II. A peça, um enorme bicho-preguiça feito de lixo, material descartável e pintura, ficará exposta permanentemente em frente ao Terminal da Lapa (Rua Guaicurus), na Zona Oeste, uma das regiões mais movimentadas da cidade.

 

A ação faz parte da programação do Experimenta Portugal ’18, chancela paulistana de arte e cultura luso-brasileira, promovida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo há quatro anos. A presença de Bordalo II contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Turismo de Portugal.

 

Nesta segunda (21), o secretário de Cultura, André Sturm, visitou a escultura, acompanhado pelo Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

 

Reciclagem e sustentabilidade

 

Por meio da sua arte de reciclagem em arte, Artur Bordalo cria, recria, reúne e desenvolve ideias com material em fim de vida e procura relacioná-lo com a sustentabilidade, consciência ecológica e social. Sua arte, portanto, é também uma mensagem de alerta.

 

Em uma de suas séries de trabalho mais conhecidas, “Big Trash Animals”, Bordalo II, neto do pintor Real Bordalo, retrata a própria natureza, no caso animais, pelos materiais responsáveis que muitas vezes são responsáveis por sua degradação. O animal escolhido para São Paulo, o bicho-preguiça, um dos símbolos da Mata Atlântica paulista, é uma espécie com risco de extinção. Além deste, Bordalo também desenvolveu um lobo-guará e uma arara, que ficarão no Rio de Janeiro e Campinas, respectivamente.

 

Sobre o Experimenta Portugal ’18

Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Cunha Vaz Brasil – Rodrigo Dias Gomes

(11) 2776-1920 | rdg@cunhavaz.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.