Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}
Blog

visitesp

03 maio 2021

Nenhum comentário

Casa Blog

São Paulo ganha Galeria do DJ “Sonia Abreu” no Centro Cultural Olido

Compartilhe em suas redes sociais:

Estamos enfrentando uma pandemia e o momento atual requer maiores cuidados, como o distanciamento social. Clique aqui para ver os protocolos do turismo e aqui para informações do Plano São Paulo.

São Paulo ganha Galeria do DJ “Sonia Abreu” no Centro Cultural Olido

O Centro Cultural Olido inaugurou na última quarta-feira (28) a Galeria do DJ “Sonia Abreu”, com a mostra “60 Anos de Discotecagem em São Paulo” com mais de mil itens em exposição. A abertura, online, ocorre a partir das 19h (AQUI) e conta com uma tour virtual pela mostra e set do DJ Marky.

 

A partir de 18 de maio, o espaço abre para o público em geral com visitas agendadas pelo site Sympla, com capacidade de até 10 pessoas por hora, observando todos os protocolos de segurança e distanciamento social. As inscrições são gratuitas e o link será divulgado em breve nas redes sociais.

 

A Galeria e a exposição, idealizadas pelo Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo Alê Youssef, e pela coordenadora do CC Olido, Claudia Assef, contou com a colaboração de mais de 100 DJs da cena paulistana para a sua elaboração, contando inclusive com itens de Sonia Abreu, que faleceu em 2019. As peças de Sonia haviam sido doadas a Claudia em vida, pois Sonia acreditava que “um dia ela usaria”.

 

A ideia do espaço nasceu da vontade de consolidar o Centro Cultural Olido como um polo cultural conectado com a cena cultural do centro de São Paulo, uma referência da música urbana tocada nas festas da cidade pelos DJs, uma das grandes tradições da noite paulistana. “A Galeria do DJ ‘Sonia Abreu’ fortifica o movimento que temos feito desde 2019 no sentido de conectar a Olido com as vanguardas urbanas”, explica o secretário Alê Youssef.

 

O espaço foi pensado com o intuito de valorizar e celebrar o trabalho de mulheres e homens que se dedicaram e se dedicam ao ofício de disc-jóquei, com um mobiliário que servirá de moldura para diversas exposições temáticas e outras atividades.

 

A escolha de homenagear Sonia Abreu (1951-2019) para dar nome ao espaço se deu por conta de seu pioneirismo na cena de discotecagem nacional. “A Sonia foi a primeira a realizar muitas coisas: foi uma das primeiras mulheres a trabalharem como sonoplasta no rádio [na 89 a Rádio Rock], a primeira DJ mulher a atuar numa discoteca, nos anos 70, a primeira a sair com uma rádio ambulante pelas ruas de São Paulo”, afirma Claudia Assef. “Tudo o que ela fazia musicalmente tinha sua marca registrada, que era trazer um mix de novidades musicais de diversas culturas para seus ouvintes.”

 

A exposição “60 Anos de Discotecagem em São Paulo” traz, em ordem cronológica, fotos históricas, flyers de época, figurinos, discos em vinil, instalações audiovisuais e equipamentos que ajudam a contar a linha do tempo da evolução do áudio no Brasil.

 

A mostra colaborativa teve participação de mais de 100 DJS de várias épocas e estilos musicais, como a própria Sonia Abreu, KL Jay, DJ Marky, DJ Nuts, Vintage Culture, VJ Spetto, Erika Palomino (atual diretora do Centro Cultural São Paulo), L_cio, Tessuto, Gop Tun, Mamba Negra, Tony Hits, Gui Boratto, Davis, Dmitri, Iraí Campos, Julião, Fabio Mergulhão, Claudia Guimarães, e muitos outros.

 

Mais informações acesse: Galeria Olido