Memoriais em SP: lugares para relembrar a história!

Autor(a): Natalia | Publicado em:
Compartilhe em suas redes sociais:

Quando falamos de Memoriais em SP, você deve logo pensar no Memorial da América Latina. Mas você sabia que existem outros na capital paulista? Separamos alguns para você conhecer, confira!

 

1. Memorial da América Latina

Primeiro da lista de memoriais é o Memorial da América Latina

Foto: Memorial da América Latina/Divulgação

 

Dentre os memoriais de São Paulo, temos o Memorial da América Latina. Inaugurado em 1989, esse espaço é considerado um grande centro cultural, histórico e de lazer para as pessoas.

 

Além de ser uma grande referência arquitetônica, já que foi o renomado Oscar Niemeyer quem desenvolveu o projeto. Inclusive o monumento “Mão”, que é um grande cartão-postal do lugar. O memorial foi criado com o objetivo de estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil com os demais países da América Latina, em uma época em que as divergências de interesse eram enormes.

 

Você pode conferir diversas exposições no Memorial da América Latina, e por exemplo, conhecer a riqueza artesanal produzida no continente. É neste local que também são sediados diversos eventos e festivais, que alguns são gratuitos.

 

Site: www.memorial.org.br

Instagram: @memorialdaamericalatina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h.

 

2. Memorial da Resistência de São Paulo

O Memorial da Resistência é o segundo da lista de memoriais em São Paulo

Foto: Memorial da Resistência/Divulgação

 

Na nossa lista de memoriais, este, que acabou de completar 14 anos, preserva as memórias da resistência e da repressão política do estado de São Paulo.

 

Nele, você pode encontrar um Centro de Referência para localizar documentação, preservação e comunicação das pessoas que sofreram algum tipo de coibição.

 

Mas também terá a oportunidade de conferir exposições que retratam testemunhos, fotos e histórias sobre as pessoas que lutaram pela democracia do nosso país.

 

Falando em exposições, você já conhece o Museu da Imigração? Leia o nosso texto e confira as dicas para visitar esse incrível museu e descobrir os seus descendentes.

 

Site: www.memorialdaresistenciasp.org.br

Instagram: @memorialdaresistenciasp

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h.

 

3. Memorial do Holocausto

Foto: Memorial do Holocausto/Divulgação

 

Por último, em nossa listagem de memoriais, mas não menos importante, temos o Memorial do Holocausto. Foi criado justamente em memória aos seis milhões de judeus vítimas de genocídio durante os anos de 1933 e 1945, na Segunda Guerra Mundial.

 

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto apresenta uma exposição permanente sobre o holocausto. Apresentando um ambiente muito similar com aquele vivido pelas vítimas, incluindo uma réplica em tamanho natural de um barracão de prisioneiros judeus, objetos e peças de vestuários, posters da propaganda nazista.

 

A exposição também mostra os objetos autênticos pertencentes às vítimas doados por seus familiares. E você ainda poderá ver vídeos que narram episódios da época.

 

Site: www.memorialdoholocausto.org.br

Instagram: @memorialdoholocausto

Endereço: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h.

 

E aí, curtiu as dicas sobre os Memoriais em SP que apresentamos aqui? Vale a pena conferir as exposições em cada um deles!

 

Acompanhe diariamente o nosso blog Visite São Paulo para conhecer outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

E se você está procurando lugares para relaxar e ainda conhecer como é feita uma cerveja, que tal ver essas dicas: Cervejarias artesanais: conheça fábricas em SP para fazer um tour!

 

Leia também:

 

Festivais de música: 5 eventos em SP que vão bombar em 2023!

Bares e baladas em Ilhabela: 4 lugares para você curtir!