Itália em São Paulo: você sabia que está em SP a maior comunidade italiana fora da Itália?
A influência da Itália em São Paulo, sem dúvidas, é um dos pontos mais fascinantes da capital. Desde o final do século XIX, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil, essa comunidade deixou marcas em vários aspectos da vida paulistana.
Da culinária às artes, arquitetura e tradições, é possível notar a vibrante cultura italiana em diversos locais de Sampa.
Se você estiver fazendo um stopover em São Paulo, que tal aproveitar para vivenciar um pouco dessa mistura de cultura e sabores que é a nossa metrópole? Confira aqui algumas dicas de Stopover e aproveite!
Agora, vamos descobrir como se sentir na Itália em São Paulo?
Para ver as fontes desse texto, clique aqui e aqui!
Itália em São Paulo: história da imigração no Brasil
Tudo começou lá pelo final do século XIX, com a unificação da Itália, em 1870. Isso, combinado com uma política de imigração definida no Brasil entre 1885 e 1902, trouxe uma imensa onda de imigração de italianos para o Brasil.
O Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, celebra a chegada de quase 400 imigrantes italianos a bordo do navio “La Sofia”, que desembarcaram na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 1874.
A partir desse dia, o País recebeu imigrantes italianos em várias cidades, principalmente em São Paulo.
Entre 1902 e 1920, mais de 1 milhão de italianos chegaram em terras paulistanas, em busca de novas oportunidades. A princípio, eles vieram para trabalhar nas fazendas de café, mas logo muitos migraram para os centros urbanos e começaram a transformar a cidade.
Neste ano celebramos os 150 anos do desembarque dos primeiros imigrantes italianos no Brasil. Esse laço foi oficialmente reconhecido em 2008, quando o governo brasileiro estabeleceu o Dia do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro. A imigração italiana influenciou não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a identidade cultural de São Paulo.
Essa presença é tão expressiva, que hoje o Brasil abriga cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, e só em São Paulo estima-se que vivam entre 15 e 20 milhões deles. É a maior comunidade italiana fora da Itália!
Gosta de história? Então, confira alguns memoriais para relembrar a história em SP!
Influência da Itália em São Paulo
Quando se fala da influência da Itália em São Paulo, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é a gastronomia, e por um bom motivo: a cidade está repleta de restaurantes italianos e cantinas, onde você pode provar a culinária italiana como se estivesse na própria Itália.
Além disso, você sabia que Sampa é a cidade que mais produz pizzas no Brasil? Segundo uma pesquisa realizada em 2023, pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), São Paulo produz cerca de 190 mil pizzas por dia!
Mas, a influência da Itália vai muito além da culinária. Diversas palavras que usamos no nosso dia a dia são de origem italiana.
Locais para se sentir na Itália em São Paulo
É impossível falar sobre a influência da Itália em São Paulo e não mencionar alguns lugares, como o Edifício Itália, um dos maiores exemplares da arquitetura verticalizada brasileira e o segundo maior prédio de SP. No topo do prédio ainda fica o Terraço Itália, que serve pratos típicos da gastronomia do país.
Localizado na Avenida Ipiranga, 344, e com o nome oficial de Circolo Italiano, esse gigante de 165 metros de altura e 46 andares foi inaugurado em 1965 e é protegido pelo Patrimônio Histórico.
Quando pensamos na Itália em São Paulo, também não podemos deixar de citar o Museu da Imigração, um espaço dedicado à memória e à história dos imigrantes que contribuíram para a formação da cidade e do país.
Não deixe de conferir por lá a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”. A mostra explora a rica história e as diversas experiências dos imigrantes que contribuíram para a formação da sociedade paulistana. Através de relatos, objetos e materiais visuais, a exposição destaca as trajetórias de diferentes grupos imigrantes, suas culturas e as dificuldades enfrentadas ao longo do caminho.
Com enfoque na identidade e na memória, busca promover uma reflexão sobre os temas da migração e da inclusão, convidando os visitantes a reconhecerem as contribuições e a resiliência dos imigrantes na construção da identidade brasileira.
Agora se você quer mergulhar ainda mais na culinária italiana, então o Bixiga é o lugar certo. Famoso por suas cantinas italianas tradicionais, o bairro é um verdadeiro pedaço da Itália em São Paulo!
E, para os apaixonados por arquitetura, aqui vai uma dica de ouro: o Teatro Municipal de São Paulo tem influência arquitetônica do estilo renascentista italiano. Um verdadeiro presente para os olhos!
Além disso, você pode explorar bairros com essa pegada italiana, como a Vila Buarque, o Campos Elíseos e, claro, a Mooca, que é o reduto italiano na cidade.
Artistas ítalo-brasileiros que podemos encontrar na cidade
Para sentir ainda mais a Itália em São Paulo, que tal dar um pulinho no MASP – Museu de Arte de São Paulo? Idealizado por Lina Bo Bardi, uma arquiteta modernista ítalo-brasileira, ele é um marco da arquitetura moderna e um importante espaço cultural.
Victor Brecheret, outro renomado artista ítalo-brasileiro, também tem forte ligação com a cultura italiana, sendo influenciado pelo movimento renascentista. Suas obras notáveis incluem a escultura do “Monumento às Bandeiras”, que representa os bandeirantes, localizada em frente ao Parque Ibirapuera.
Na Pinacoteca do Estado de São Paulo, sua escultura “O Descobrimento” também é um destaque. No Parque da Luz, Brecheret deixou sua marca com diversas obras, reforçando a conexão entre a cultura brasileira e italiana por meio da arte.
E então? Animado para explorar a influência da Itália em São Paulo? Aproveite para conferir também mais alguns lugares para conhecer a cultura italiana na capital paulista.
Há muito o que explorar no seu Stopover em Sampa!
Sabia que a equipe do Visite São Paulo fez um roadshow para a Itália em setembro?
Continue acompanhando o nosso blog e siga também a nossa página no Instagram para ficar sempre por dentro das melhores dicas de passeios em Sampa!
Leia também:
Dia mundial do turismo: 3 cidades para celebrar!
Bairro da liberdade: 2 locais para provar comidas diferentes!