Catedrais: conheça mais sobre a arquitetura e a história!
As catedrais são construções religiosas e obras-primas que não apenas servem de espaço para praticar a religiosidade, mas também nos transportam para diferentes épocas e estilos arquitetônicos.
Hoje, a equipe do Visite São Paulo te convida a explorar o fascinante mundo das catedrais do nosso estado. Todas são majestosas, têm uma linda história e carregam consigo muitos traços da arquitetura das épocas em que foram feitas. Venha escolher qual delas você vai visitar!
1. Catedral da Sé – Sé – São Paulo
Foto: Tourb/Reprodução
A Catedral da Sé, ou Catedral Metropolitana de São Paulo, é uma das catedrais mais emblemáticas do nosso país! Ela foi uma das primeiras igrejas construídas em SP e até hoje é considerada um dos maiores monumentos neogóticos de todo o mundo.
Reformada diversas vezes, a última versão foi projetada por Maximilian Emil Hehl. Ela tem cerca de 46 metros de largura, 111 metros de comprimento e sua cúpula possui 65 metros de altura.
Apesar da predominância do estilo neogótico, a arquitetura dela combina elementos de diferentes estilos e épocas, o que a torna um belo lugar para visitação.
Abaixo do monumento principal, ainda há a cripta, onde várias figuras da história de SP e do Brasil estão sepultadas.
A Catedral da Sé oferece tours diários, com opção de fazer a visita completa e a visita na cripta.
O que acha de ter essa experiência?
Instagram: @catedraldasesp
Endereço: Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP
2. Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina de São Paulo – Paraíso – São Paulo
Foto: Minube/Reprodução
Mais uma na lista das catedrais de São Paulo que merecem a sua visita, temos a Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina de São Paulo.
Ela foi inspirada na arquitetura da Basílica de Santa Sofia, em Istambul, na Turquia.
A catedral teve o início de sua construção no ano de 1942, porém, só foi inaugurada mais de dez anos depois, em 1954.
Seu interior se destaca por ser todo em mármore e o que predomina na construção é o estilo bizantino.
Esta é considerada uma das mais belas e maiores catedrais ortodoxas de todo o mundo, possuindo ainda uma imponente cúpula central dourada que, justamente por conta de sua imponência, atrai diversos visitantes e é um dos principais pontos turísticos de SP.
É mais uma das catedrais famosas de São Paulo que você pode visitar e apreciar!
Site: www.catedralortodoxa.com
Endereço: Rua Vergueiro, 1515 – Paraíso, São Paulo – SP
3. Catedral Metropolitana de Campinas Paróquia Nossa Senhora Da Conceição – Campinas – São Paulo
Foto: Arquidiocese de Campinas/Reprodução
Saindo um pouco da capital de São Paulo, você também pode encontrar catedrais magníficas!
Na cidade de Campinas, a cerca de 98 km de São Paulo, há a Catedral Metropolitana de Campinas.
Ela é dedicada à padroeira da cidade e existe desde o ano de 1774. Seu interior é todo no estilo barroco e ela possui a fachada no estilo neoclássico, o que chama bastante a atenção.
Foi o escultor baiano Vitorino dos Anjos que fez o altar-mor da catedral e seus entalhes representam períodos do estilo barroco e rococó – ele demorou cerca de 9 anos para terminar a obra!
São tantos detalhes dentro da igreja, que há quem diga tratar-se da maior catedral feita de taipa de pilão do mundo. Os sinos do lugar badalam todos os dias do ano, desde que ela foi concebida, e a cripta também fica aberta para visitação.
A Catedral Metropolitana de Campinas é muito visitada por quem passa pela cidade devido as belezas de seus vitrais e estrutura diferenciada. Bora conhecer mais essa catedral?
Instagram: @catedraldecampinas
Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas – SP
São Paulo é pura arte e história! Conhecer essas catedrais é uma ótima ideia para quem curte relembrar do passado e aprender mais sobre as obras arquitetônicas imponentes.
Se você gosta desse tipo de rolê e pensa em explorar cada vez mais o que nosso estado tem a oferecer, não se preocupe! O Visite São Paulo sempre traz dicas de gastronomia e passeios.
Siga nosso perfil no Instagram (@visite_sp) para receber as novidades em primeira mão!