Conheça a história do Theatro Municipal de São Paulo!

Autor(a): Natalia | Publicado em:
Compartilhe em suas redes sociais:

O Theatro Municipal de São Paulo é um verdadeiro marco na cidade, mas você sabe como tudo começou? Quando esse lugar incrível foi criado?

Nada melhor do que conhecer a história desse espaço tão emblemático, que inclusive celebrou os seus 113 anos recentemente, no dia 12 de setembro.

Vai fazer um stopover por São Paulo? Então, já separe um tempinho para conhecer um dos locais culturais mais fascinantes da capital!

Vamos descobrir mais sobre o Theatro Municipal de São Paulo?

A construção de um ícone em São Paulo

Foto: Theatro Municipal de São Paulo no ano de inauguração/Divulgação Revista Gazeta Artística

Foto: Theatro Municipal de São Paulo no ano de inauguração/Divulgação Revista Gazeta Artística

Se você já passeou pelo Centro Histórico e caminhou pela Praça Ramos de Azevedo, com certeza, se deparou com o imponente Theatro Municipal de São Paulo.

Mas você sabia que sua arquitetura foi inspirada na famosa Ópera de Paris? Isso mesmo! Projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo, o teatro é uma verdadeira joia da cidade – e, sim, agora faz todo sentido o nome da praça, não é?

A construção desse gigante de 25 mil metros quadrados levou oito anos para ser finalizada. Se você parar para observar com atenção, vai perceber detalhes incríveis, como os ornamentos em bronze e as folhas de café esculpidas, uma verdadeira referência à cultura cafeeira que moldou tanto a nossa cidade.

Ele foi pensado para ser um símbolo de modernidade e sofisticação, pois a cidade estava passando por um crescimento acelerado, impulsionado pela indústria e pelo comércio de café.

São Paulo buscava se firmar como um centro cultural de destaque internacional, e o Theatro Municipal de São Paulo surgiu como o palco perfeito para os gostos refinados da elite paulistana, tornando-se o ponto de encontro ideal para eles.

Falando em teatros localizados em São Paulo, que tal conferir os principais? Veja aqui: Teatros de SP: alguns que você precisa conhecer!

A grande inauguração do Theatro Municipal

Foto: Theatro Municipal/Divulgação

Foto: Theatro Municipal/Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo abriu suas portas ao público em 12 de setembro de 1911, com a apresentação da ópera “Hamlet”, de Ambroise Thomas.

A abertura foi um verdadeiro acontecimento: acabou causando um dos primeiros engarrafamentos da cidade, com milhares de pessoas tentando se aproximar para conferir de perto essa grande obra. Cerca de 20 mil pessoas se aglomeraram em frente ao prédio do teatro!

O Theatro foi pensado para trazer à cidade as grandes produções artísticas europeias, logo se tornando um palco para óperas e balés voltados, principalmente, à elite.

Por ali, ao longo dos anos, já passaram grandes nomes, como o tenor Enrico Caruso, os bailarinos Vaslav Nijinsky e Isadora Duncan, a soprano Maria Callas, a intérprete Bidu Sayão, o trompetista Miles Davis e cantores icônicos, como Ella Fitzgerald, Lawrence Winters, Elza Soares, Milton Nascimento e até Emicida.

Se você estiver fazendo um stopover em SP, aproveite a oportunidade para visitar o Theatro Municipal de São Paulo e mergulhar na sua rica história e cultura!

O Theatro Municipal hoje

Foto: Theatro Municipal/Divulgação

Foto: Theatro Municipal/Divulgação

Mesmo com mais de um século de história, o Theatro Municipal de São Paulo continua a ser um centro vibrante de cultura.

O espaço recebe produções nacionais e internacionais, mantendo a tradição de valorizar os trabalhos de seus grupos artísticos próprios. Hoje, o Theatro é a casa da Orquestra Sinfônica Municipal, do Balé da Cidade de São Paulo, do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, do Coral Lírico e do Coral Paulistano.

Não deixe de conferir a programação do Theatro Municipal de São Paulo durante o seu stopover! Com uma agenda rica e diversificada, há sempre algo interessante acontecendo por lá.

O espaço é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade.

Ei, acho que você vai gostar deste texto: Passeios em SP: as melhores opções para quem gosta de bater perna sozinho

Seja você um apaixonado por história, arte ou apenas alguém curioso para conhecer um pouco mais sobre a cidade, este teatro é um ponto imperdível para visitar.

Fonte do texto: www.capital.sp.gov.br

Ah, e acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo para conhecer outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

Leia também: