Rotas de mergulho por São Paulo: descubra paraísos perto da capital!
Procurando rotas de mergulho por São Paulo? Conheça algumas e já prepare o seu equipamento para viver essa aventura!
Foto: a imagem aérea mostra a costa da ilha com áreas verdes e o mar azul cristalino / Rogerio Cassimiro-MTur/Divulgação
Quando pensamos em mergulho no Brasil, é comum que lugares como Fernando de Noronha venham na nossa cabeça, mas você sabia que há rotas de mergulho por São Paulo que são igualmente incríveis?
Com um litoral repleto de ilhas paradisíacas e rios de águas claras, o nosso estado oferece uma grande diversidade de pontos de mergulho, que atendem desde os iniciantes até os mergulhadores mais experientes.
Sejam em águas oceânicas ou em rios, São Paulo prova que não é preciso viajar para longe para ter uma experiência memorável debaixo d’água.
Ajeite o seu equipamento, prepare-se para a aventura e venha conhecer estas rotas de mergulho por São Paulo: descubra paraísos perto da capital!
Ubatuba – São Paulo
Foto: a imagem mostra a orla de uma praia com algumas pessoas / Rogério Cassimiro-MTur/Divulgação
A região possui águas cristalinas e uma visão privilegiada da vida marinha; por isso, tem rotas de mergulho muito procuradas por quem é fã da atividade – este destino oferece opções para todos os níveis de mergulhador.
O Arquipélago da Ilha Comprida é composto pelo arquipélago da Ilha das Couves (pela própria Ilha das Couves, o ilhote das Couves e ainda a ilha da Rapada) e possui entornos cheios de costões rochosos, o que gera um bom espaço para o mergulho.
É ideal para quem busca observar os peixes coloridos. Durante a navegação neste lugar, inclusive, é comum ver golfinhos!
Já o Arquipélago da Ilha Anchieta, é formado pela própria Ilha Anchieta, mais o Ilhote do Sul, a Ilha das Palmas e o Ilhote das Cabras, sendo a segunda maior ilha do litoral de Sampa.
A profundidade dos pontos de mergulho neste arquipélago variam entre 2 e 18 metros e a visibilidade é totalmente dependente das correntes e condições climáticas.
Ilhabela – São Paulo
Foto: a imagem mostra uma praia com vegetação nativa no fundo / Maristela Colucci – MTUR/Divulgação
Famosa por suas belezas naturais tanto na superfície quanto debaixo d’água, a ilha e seus arredores oferecem pontos emocionantes para quem gosta de mergulhar.
Durante a navegação por lá, é bastante comum encontrar grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa, baleias-de-bryde e até jubartes.
Ao redor, também é possível ver costões rochosos. Ideal para quem busca um mergulho mais profundo e desafiador.
Em Ilhabela, os costões rochosos chamam atenção e trata-se de um ótimo lugar para fotografar a vida marinha.
Na Ilha de São Sebastião, por exemplo, intercalam-se costões rochosos e praias, baías, enseadas, costeiras e pontas, formando ilhotas, lajes e parcéis, que, com os naufrágios famosos da região, proporcionam muitas opções de perfis para mergulhos.
Pensar em rotas de mergulho por São Paulo significa pensar em Ilhabela!
Aproveite e confira: Toque Toque: conheça as praias do Litoral Norte!
São Sebastião – São Paulo
Foto: a imagem mostra uma ilha no meio do oceano / Rogério Cassimiro-MTur/Divulgação
Outro destino imperdível para mergulhadores! As ilhas que compõem a Costa Sul possuem uma grande variedade de peixes.
No espaço conhecido como “As Ilhas”, é possível ver raias, linguados e tartarugas!
Os costões rochosos também fazem parte do cenário e completam a experiência com um lindo visual.
Caraguatatuba – São Paulo
Foto: a imagem mostra uma cidade praiana, com orla e mar / Rogério Cassimiro-MTur/Divulgação
Rica diversidade de vida marinha para aproveitar.
Lá, é possível avistar animais como garoupas, sororocas e prejerebas. A Ilha da Cocanha, em Caraguatatuba, atrai diversas espécies como tartarugas, raias, polvos e botos, além de organismos como esponjas, corais, vieiras e microalgas. Uma verdadeira infinidade de cores para observar!
Na Ilha do Tamanduá você encontra águas claras, com muitos parceis e rochas submersas para ver de perto. É uma grande variedade de fauna e flora marinhas – se você está pensando em aproveitar as rotas de mergulho por São Paulo, não deixe de conhecer os pontos de Caraguatatuba.
Santos – São Paulo
Foto: a imagem mostra a orla de uma praia, com prédios ao fundo e uma escultura vermelha / Rogério Cassimiro-MTur/Divulgação
Considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é ideal para quem gosta de observar raias-manta, tubarões e vida marinha exuberante.
Mergulhadores experientes são mais do que bem-vindos e é uma experiência incrível poder ver tudo isso de pertinho, sem mencionar a proximidade com a capital, o que ajuda ainda mais no deslocamento de quem sai de lá.
Aproveite e confira: Grutas em SP: aventure-se conhecendo 3 no estado!
Itanhaém – São Paulo
Foto: a imagem mostra uma ilha no mar / Rogério Cassimiro-MTur/Divulgação
Em Itanhaém, os pontos de mergulho ficam entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe e são de fácil acesso para quem visita de ambos os lados.
Um dos pontos mais legais de se mergulhar é o Naufrágio Tocantins, que se trata dos restos de um cargueiro brasileiro de 115 metros de comprimento.
Ele naufragou em 1933 e, por entre suas ferragens, então, é possível ver cardumes recifais, garoupas, miriquis e fauna de invertebrados incrustantes.
Itanhaém é uma ótima opção para conhecer nas rotas de mergulho por São Paulo.
Presidente Epitácio – São Paulo
Foto: a imagem mostra a orla de uma pequena praia / Prefeitura Municipal da Estância de Presidente Epitácio/Divulgação
Faz parte do Circuito Turístico Oeste dos Rios, que promove o turismo e lazer náutico.
É considerado um ótimo lugar para a prática do mergulho e em alguns pontos específicos é possível ver animais como o peixe, tucunaré, pintado e piau.
A área também possui pontos com naufrágios, ideais para mergulhadores mais experientes.
Rifaina – São Paulo
Foto: a imagem mostra a visão aérea de uma praia rodeada de casas / Prefeitura Municipal de Rifaina/Divulgação
Fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
É por lá que há a Represa Jaguara, antiga Rifaina, que está submersa desde os anos 60 e, por isso, tornou-se um grande atrativo para mergulhadores.
Neste local, há espaços como cânions esculpidos por forças erosivas e até uma floresta submersa, que é um cenário perfeito para abrigo, alimentação e reprodução de espécies. Vale a visita!
Descubra um mundo novo debaixo d’água
Mergulhar é uma experiência transformadora, e este artigo sobre rotas de mergulho por São Paulo: descubra paraísos perto da capital, mostra que não é preciso sair daqui para se maravilhar com essa atividade.
As opções pelo estado vão desde ilhas paradisíacas até rios de águas cristalinas – impossível não encontrar algum ponto de mergulho que seja a sua cara!
Embarque nesta aventura e viva as rotas de mergulho por São Paulo do jeitinho que você merece!
Confira o Guia de Roteiros de Mergulho do estado de São Paulo para saber mais detalhes.
Gostou? Temos muito mais conteúdo aqui no blog – trazemos também sempre dicas de gastronomia e lazer por todo o estado.
Siga o @visite_sp no Instagram para receber as informações direto na sua timeline.