Cidade de Brotas: história e o que fazer por lá!

Autor(a): Natalia | Publicado em:
Compartilhe em suas redes sociais:

Se você está em busca de aventura, diversão e contato com a natureza, a cidade de Brotas é o destino perfeito! Neste texto, trazemos mais um episódio da nossa série “Redescobrindo São Paulo”, que aborda diversas curiosidades sobre as cidades do estado de SP.

Arte com um pescador "pescando" um bote que passa pelo rio praticando rafting.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

Conhecida como a “Capital da Aventura”, Brotas oferece uma mistura de atividades para os turistas que desejam explorar suas belezas naturais e experimentar momentos inesquecíveis.

A equipe do Visite São Paulo separou algumas informações sobre a fundação da cidade e sobre o que fazer lá nos dias de hoje. Vem com a gente descobrir mais sobre esse incrível destino de ecoturismo!

Para começar, segundo o arquivo da Prefeitura de Brotas, são quatro hipóteses para o nome da cidade: “Brotas” seria por conta das nascentes de água que são abundantes no lugar; por causa dos brotos de capim que surgiam após pousadas de trilheiros; “Brotas” seria o nome por se derivar da palavra “bolotas”, que são os bolos fabricados por lá; e por último e o mais provável, há a hipótese de que o nome origina-se da devoção de uma das fundadoras da cidade pela Nossa Senhora de Brotas.

De acordo com o mesmo arquivo, foi por volta de 1939 que construiu-se uma capela que deu origem à primeira povoação do que conhecemos hoje como a cidade de Brotas. Antes, o espaço pertencia às sesmarias (terrenos abandonados que pertenciam a Portugal e foram entregues para ocupação) de Araraquara.

No lugar, também havia parte das trilhas de expansão de Minas para o interior do estado, portanto, os primeiros a se instalarem por ali foram as famílias mineiras.

Em 1841, Brotas torna-se parte do distrito de Araraquara e só se torna município em 14 de fevereiro de 1859.

Junto com a maioria das cidades interioranas de São Paulo, o desenvolvimento de Brotas se deu muito pela cultura do café. Na época, o interior paulista era todo tomado por fazendas que praticaram a atividade econômica até a sua crise, que desencadeou uma estagnação na economia do município e provocou o êxodo rural.

O crescimento da população da cidade de Brotas voltou a ser positivo somente na década de 80.

Hoje, além da economia agrícola que permeia a cidade (principalmente a agroindústria de cana-de-açúcar), o lugar se destaca por ser uma grande capital do turismo de aventura e do ecoturismo, duas práticas que que se consolidaram ainda mais dentre os brasileiros no cenário pós-pandemia.

Para os visitantes que partem da capital de Sampa, a viagem de carro dura em média 3 horas (cerca de 250 km), e a estrada oferece uma paisagem agradável, com trechos cercados por belas plantações e pequenas cidades. Viagem gostosa é quando até o caminho é bonito, não é mesmo?

Um dos lugares mais bacanas para se conhecer na cidade de Brotas é o Parque dos Saltos: ele fica bem no centro turístico da cidade e atrai muitos visitantes durante o ano devido suas trilhas e pela bela paisagem do rio.

Pôr do sol entre árvores deixa o céu alaranjado. Do lado esquerdo há uma placa da cidade de Brotas.

Foto: Centro de Brotas – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

Falando em centro, o da cidade de Brotas é realmente muito aconchegante! Seus antigos casarões são preservados e, hoje em dia, eles abrigam lojas, agências de turismo de aventura, hospedagens e restaurantes. São cerca de 70 estabelecimentos turísticos!

Outro lugar para colocar na sua lista do que conhecer em Brotas é a Represa do Patrimônio. Ela é banhada pelo Rio do Jacaré-Pepira e é ponto de encontro para quem curte esportes aquáticos, uma vez que os visitantes podem tranquilamente praticar atividades como pesca, fazer passeios de barco, nadar, andar de caiaque e até de jet ski!

Sol se põe no horizonte, em uma paisagem com montanhas e árvores. Na parte da frente fica a represa do Patrimônio de Brotas.

Foto: Represa do Patrimônio – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

Essa cidade encanta os corações dos mais aventureiros, uma vez que se destaca pelas inúmeras possibilidades de esportes e envolve atividades como tirolesa, rafting, canionismo, arvorismo, passeio de quadriciclo, boia cross, off-road e muito mais!

Um dos principais locais para a prática dos esportes radicais é o Rio do Jacaré-Pepira, que tem correntezas ideais para quem busca turismo de aventura!

O Rio do Jacaré-Pepira tem diversas pedras no seu percurso que vão criando uma correnteza ideal para a prática de esportes radicais.

Foto: Rio Jacaré-Pepira – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

A cidade de Brotas também possui a fundação CEU – Centro de Estudos do Universo, um observatório e planetário, onde é possível observar as estrelas e os planetas do sistema solar e conhecer mais sobre astronomia, além de haver a possibilidade de ver fenômenos, como a superlua, eclipses lunares, luas cheias ou até fazer um pedido vendo uma estrela cadente!

A fundação CEU é um observatório e planetário, que fica em uma grande estrutura no meio da natureza da cidade de Brotas.

Foto: Fundação CEU – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

Se o seu lance é viver uma experiência inesquecível em meio a paisagens deslumbrantes e se divertir ao ar livre, não hesite em colocar Brotas no topo da sua lista de destinos – este é o lugar perfeito para testar os limites, praticar esportes com os amigos e passar lindos dias.

Na cidade de Brotas, você encontra aventura, história e contato com a natureza! Já chame toda a galera e programe a sua próxima viagem para conhecer esse cantinho do interior de São Paulo que é tão famoso e cheio de atividades únicas!

O Visite São Paulo adora ver vocês viajando e curtindo o que Sampa tem a oferecer – por isso sempre trazemos ideias de passeios e restaurantes deliciosos! Não perca os outros conteúdos do nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do estado mais plural do Brasil.

Não se esqueça de marcar o @visite_sp no Instagram quando for fazer alguma atividade recomendada por nós, hein?

Leia também:

Cidade de Bananal: passeios pelo município histórico!

Cidade de Boituva: descubra as atrações!